Como saber se um Mecânico é Confiável?

Como saber se o mecânico é de confiança

Como saber se a minha oficina mecânica é confiável? Veja essas dicas e não seja enganado nunca mais por um mecânico

Todos nós já ouvimos histórias de esquemas e tramóias armadas por mecânicos para empurrar serviços automotivos desnecessários ou a recomendar troca de peças em perfeito estado de funcionamento.

Não é exclusividade do segmento automotivo mas infelizmente é uma realidade bastante comum no nosso meio.

Oficinas se aproveitam da falta de familiaridade das pessoas em relação a manutenção de automóveis, e literalmente enganam o consumidor.

Mas o que um leigo pode fazer quando precisar de um reparo mecânico para não ser enganado e como ele pode identificar uma boa Oficina Mecânica?

Como saber se o seu mecânico é honesto?

Felizmente, você pode observar alguns requisitos ao avaliar a uma oficina. Encontrar um mecânico que corresponda todos estes requisitos pode poupar-lhe muito tempo e possivelmente algum dinheiro.

Inicialmente você pode avaliar a apresentação e a estrutura da oficina. Apesar de não ser garantia de honestidade, é um bom indicativo de profissionalismo um empresário se preocupar com a apresentação da sua empresa e dos seus funcionários.

Oficina desorganizada, suja, com pessoal sem uniforme ou uniforme imundo, é um péssimo sinal. Se a pessoa não consegue manter seu ambiente de trabalho arrumado, como ela conseguirá fazer um bom diagnóstico para problemas no seu veículo. Se o mecânico é desses, confie apenas se o mesmo for muito bem recomendado, pois no mínimo não deve ser um bom profissional.

Fora a apresentação, observe os seguintes critérios para saber se seu mecânico é honesto:

Ele pode explicar o diagnóstico de uma forma que você compreenda?

Pode dizer que um mecânico sabe o que está fazendo se conseguir lhe explicar com clareza. Tornar a explicação de um serviço técnico acessível a quem está fora do segmento é um sinal da perícia do profissional. Se o mecânico consegue lhe esclarecer bem, sem termos técnicos, com objetividade, é sinal que o mesmo conhece bem um assunto.

Portanto, quando levar o seu carro a uma oficina, certifique-se de perguntar o que precisa ser feito e o porquê exatamente. Se o seu mecânico não consegue esclarecer as coisas, ou não consegue explicar porque você precisa fazer um serviço, fique cético.

Ele lhe oferece alternativas?

Muitas oficinas irão diagnosticar um problema e depois oferecer um serviço ou uma peça para o resolver o problema.

Contudo, saiba que há quase sempre existem opções alternativas. Existem marcas e preços diferentes para diversas peças, se o mecânico só lhe oferece uma opção desconfie.

Também existem opções de serviços que vão resolver o problema de vez, enquanto outros podem ser apenas uma solução rápida e temporária para resolver o problema.

Se o mecânico lhe apresenta alternativas, sendo bem claro quando a solução é um jeitinho temporário ou um reparo definitivo é outro bom sinal. Afinal ele ganha mais com o serviços mais complexos e mais caros.

O mecânico oferece muitos serviços extras

Se você não efetua revisões preventivas regularmente em seu carro, sim você pode se deparar com uma extensa lista de reparos em seu veículo.

Por isso uma ótima forma de evitar ser enganado é manter a manutenção preventiva do seu veículo em dia. Se você não tem o hábito de fazer essas revisões regulares, o seu mecânico certamente vai recomendar que você as faça, afinal elas são necessárias para sua própria segurança.

Todas elas estão no manual do carro e normalmente precisam ser feitas a cada 5.000 ou 10.000 km e comprová-las é uma tarefa bem simples.

No entanto, é possível que o mecânico encontre outros problemas em uma inspeção mais detalhada.

Se este for o caso peça para ele lhe mostrar o problema e explicar com detalhes o que pode ter ocasionado o defeito e o que pode acontecer se eu não efetuar o conserto. Peça que lhe envie a foto da peça e que forneça um diagnóstico detalhado por escrito. A reação dele já vai denunciar suas intenções, mas mesmo que ele envie procure outras opiniões e cruze informações.

Existem equipamentos avançados para diagnósticos eletrônicos, pergunte como ele chegou ao ao problema.

Tenha cuidado com as recomendações que vão contra a sugestão do seu fabricante. Verifique duas vezes com o seu manual para ver quais os intervalos de manutenção de rotina.

Busque referências 

A última dica é: busque referências sobre o mecânico.

Recomendações de amigos, comentários e pontuação nas Redes Sociais e no Google Meu Negócio e Certificações como Bosch Car Service, são excelentes referências.

Não tenha receio de fazer muitas perguntas para o mecânico, se a pessoa se sentir desconfortável em responder perguntas, desconfie. Não sentiu firmeza? Seja educado e procure outro mecânico.

Tenha cuidado e valorize o mecânico honesto!

Precisa encontrar uma boa oficina em Campinas, perto de você.

Conheça a Centrus Automotivo e conte com nosso profissionalismo e cuidado com seu veículo.