10 hábitos de condução que podem estar danificando o seu carro
É bastante comum que maus hábitos de condução do motorista coloque o carro sob tensão desnecessária, o que pode a longo prazo prejudicar o funcionamento normal do veículo, levando peças a um desgaste prematuro. Por isso, elaboramos uma lista de 10 manias comuns entre os motoristas que podem estar danificando o seu veículo sem que você perceba.
1. Manter o pé no freio o tempo todo durante a descida
Manter o pé no freio é uma péssima prática que provavelmente irá aumentar o desgaste das pastilhas e discos dos freios.
Isto levará à necessidade de os substituir com maior frequência, o que acrescentará uma despesa desnecessariamente maior à sua condução.
Quando dirige em descida, é melhor manter o carro em uma engrenagem mais baixa e aplicar uma frenagens leves, soltando o pedal para permitir que os freios se resfriem.
Aplique os freios quando necessário, e repita o processo até atingir o fim da descida.
2. Descansar a mão em cima do câmbio
Quando você tirou sua carta, o seu instrutor de condução provavelmente lhe disse para manter sempre as duas mãos no volante, mas muitos de nós desenvolvemos o mau hábito de manter nossa mão na alavanca do câmbio o tempo todo.
Mas sabia que isto pode ser ruim para a transmissão?
A alavanca de velocidades está ligada a um garfo seletor, que foi concebido para fazer contato com uma engrenagem rotativa durante um curto período de tempo.
Se você descansar a mão sobre a alavanca, você se arrisca a aplicar pressão sobre o garfo, causando ao longo do tempo um desgaste prematuro.
Alguns manuais do proprietário aconselham especificamente a não descansar a mão sobre a alavanca de velocidades, vale a pena verificar a sua para ver se é esse o caso.
3. Esticar marchas
Muitos carros modernos possuem uma luz indicadora de mudança de velocidade, aconselhando-o quando deve mudar uma mudança para cima ou para baixo.
Estes tendem a ser definidos para a economia. Na maioria das vezes, será necessário fazer mudanças curtas para maximizar a eficiência.
No entanto, é necessário estar atento ao indicador de mudança de marcha em baixa rotação sempre que necessário.
Acelerar a baixa rotação, faz o motor trabalhar mais que o necessário, colocando uma tensão sobre o motor.
Isto é particularmente importante quando se transporta cargas pesadas ou em subidas.
4. Sobrecarga de peso do seu veículo
Os carros modernos são concebidos para transportar cargas pesadas, mas isso não significa que não possam ser sobrecarregados.
O manual do seu proprietário informa o peso máximo de carga do seu carro, o que lhe dará uma indicação da quantidade de bagagem que pode ser transportada.
Quanto maior for o peso, maior será o esforço que estará a colocar nos freios, suspensão e transmissão.
Também vale a pena notar que, embora deixando itens desnecessários – como malas ou equipamentos de ginástica no porta-malas do seu carro – não acrescentará mais tensão às peças do seu carro, mas afetará a economia de combustível e possivelmente a produção de emissões de CO2 do seu carro.
Por isso é sempre aconselhável deixar itens desnecessários em casa, e viajar o mais leve possível.
5. Trocar para Ré antes de parar o veículo
A mudança entre a marcha à reversa e o drive em um automóvel com câmbio automático é muito ruim para a transmissão.
A “caixa câmbio automático” foi concebida para mudar a velocidade – os freios para parar.
A mudança de velocidades antes de parar causará desgaste na banda de transmissão, em vez dos discos e pastilhas dos freios, que são itens úteis. Qualquer trabalho na transmissão automática na frenagem será intensiva, e portanto desgastante.
No caro manual a troca de ré para primeira em movimento também causa problemas, por isso é aconselhável parar completamente antes de mudar para a marcha ré (embora a maioria dos carros modernos não permita mudar sem parar de qualquer forma).
6. Atravessar buracos e solavancos em velocidade
Os relatórios descobriram que um terço de todos os danos nos veículos é causado por buracos.
O impacto pode causar furos nas rodas, grumos no pneu e rachadamentos, assim como perturbar o alinhamento e o balanceamento das rodas.
É certo que alguns buracos são difíceis de detectar – especialmente em piso molhado ou à noite – mas sempre que possível, devem ser evitados.
Do mesmo modo, conduzir sobre uma lombada sem reduzir pode causar danos na frente e na traseira do carro, desgastar os amortecedores e a suspensão, danificar a parte de baixo, e potencialmente no sistema de escapamento.
7. Ignorar luzes de advertência do painel
Os painéis modernos apresentam mais luzes do que árvores de Natal.
Algumas, até podem ser ignoradas até se ter uma oportunidade de parar, mas outras precisam de ser investigados na primeira oportunidade.
Vale a pena consultar o manual do seu proprietário para descobrir o significado das luzes de aviso no seu painel de instrumentos e familiarizar-se com as mais graves, para que saiba quais devem ser investigadas imediatamente ao conduzir.
Se os seguintes avisos aparecerem no painel de instrumentos, é aconselhável que pare e procure ajuda de uma oficina mecânica confiável:
- Motor/ECU
- Sistema de travagem
- Falha na direção assistida
- Airbag
- Pressão do óleo
- Sistema de arrefecimento
8. Acelerar excessivamente o motor ainda frio
Fazer viagens curtas regulares, acelerando demais, é terrível para seu carro porque o óleo do motor nunca esquenta totalmente.
Todos os veículos partem do frio, portanto, o essencial é evitar a aceleração excessiva do motor até que ele seja aquecido.
Manter uma velocidade mais reduzida durante alguns minutos dá ao óleo o tempo para aquecer e circular ao redor do motor, evitando danos potenciais e desgaste indevido.
9. Descansar o pé na embreagem
Descansar o pé sobre a embreagem é uma ideia péssima, terrível, horrorosa.
É uma peça cara e mesmo em veículos novos, por ser considerado um item de “desgaste”, não coberto pela garantia.
Quando o motorista não tira o pé do pedal depois de trocar de marcha, ou quando tenta fazer uma partida na ladeira sem o controle da embreagem, certamente a embreagem terá um desgaste excessivo, encurtando sua a vida útil.
Certifique-se de que seu pé fique fora pedal da embreagem – usando o apoio para os pés fora da embreagem.
Ao fazer um arranque em subida, deixe o carro em ponto morto com o freio de mão ligado até que esteja pronto para se mover. Não controle o movimento do carro na embreagem.
10. Frenagem brusca e tardia
Pode haver um momento em que você precise realizar uma parada de emergência, caso em que uma frenagem brusca é essencial.
Mas se você freia tardiamente seu veículo de forma constante, irá colocar mais tensão no sistema de frenagem, desgastando seus pneus, pastilhas e discos rapidamente, além de lhe custar mais combustível no processo.
Em geral, uma abordagem lenta e ponderada da direção, antecipando a estrada à frente, é melhor para seu carro e para o meio ambiente.