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Freios ABS: Funcionamento

O que é o Sistema de Freio ABS?

Freio ABS: o que é e como funciona o sistema anti bloqueio de freios

Comumente conhecido como ABS, tradução para Anti-Lock Braking Systems, os sistemas de freios antibloqueio ou sistemas de freios antiderrapantes, ajudam a evitar o travamento das rodas do carro em uma freiada brusca e melhoram o controle da direção durante a frenagem.

A primeira forma primitiva de ABS foi desenvolvida na década de 1920 pelo pioneiro francês Gabriel Voisin, inicialmente para auxiliar na frenagem de aeronaves. Embora, só nos anos 70 é que o ABS foi adaptado e introduzido no mercado de veículos comerciais em larga escala.

Hoje, o freio ABS é padrão em praticamente todos os carros novos e é usado não apenas para auxiliar a direção durante a frenagem, mas também para ajudar no controle da tração. Por isso é super importante ficar atento com os sinais e com a manutenção dos freios do seu veículo.

Os quatro principais componentes de um típico sistema de freio antibloqueio são:

  • Sensores de velocidade: Estes sensores monitoram a velocidade de rotação da roda ou rodas
  • Válvulas: As válvulas na linha de freio permitem, bloqueiam e liberam a pressão nos freios, assumindo três posições diferentes
  • Bomba: Estas bombas são cheias com fluido hidráulico e aplicam pressão nos tambores de freio ou pinças sob demanda.
  • Controlador: A unidade de controle eletrônico (ECU) é o cérebro do ABS e usa dados dos sensores para determinar se deve ou não bombear os freios

Como funciona o sistema de frenagem ABS?

O ABS funciona liberando e depois reaplicando ou ‘bombeando’ os freios para uma roda de motocicleta ou rodas de carro em situações de frenagem pesada. Os sensores em cada roda são usados para detectar o ‘travamento’ ou quando uma roda para de se mover e começa a derrapar. Embora nem todos os sistemas de ABS sejam os mesmos, com alguns apenas impedindo que as rodas no eixo traseiro travem. Quando um travamento é detectado, o ABS bombeia os freios, 100 vezes por segundo. Isto impede que a roda ou rodas derrapem e ajuda a manter o motorista no controle do veículo. Assim, essencialmente, o ABS funciona em três etapas:

  1. O pedal do freio é empurrado
  2. Sensores de roda detectam derrapagem ou ‘travamento’.
  3. ABS bombeia os freios


 

Qual é a eficácia do ABS?

Os motoristas estão se beneficiando da eficácia do ABS de acordo com um estudo de 11 anos nos Estados Unidos, realizado pela Administração Nacional de Segurança do Trânsito Rodoviário (NHTSA). Os acidentes não fatais diminuíram 6% nos carros e 8% nos LTV’s. As motocicletas equipadas com ABS também têm 37% menos probabilidade de serem envolvidas em um acidente fatal, de acordo com um estudo do Instituto de Seguro para Segurança Rodoviária (IIHS).

O ABS me ajuda a parar mais rápido?

O principal objetivo do ABS não é realmente ajudar os carros a parar mais rápido. Mas para ajudar os motoristas a manter o controle de seus veículos em situações de frenagem pesada. Em condições ideais, os veículos equipados com ABS geralmente experimentam distâncias de parada mais curtas do que aqueles sem ABS. A diminuição da distância de parada não é garantida pelo ABS e é um efeito secundário.

ABS em condições climáticas adversas

Está provado que o ABS reduz o risco de colisão ao ser usado em superfícies de estradas típicas, como betume e concreto. Mas os resultados são bastante diferentes em superfícies como barro, aquaplanagem e cascalho, onde as distâncias de frenagem são realmente aumentadas. Na neve, uma roda que derrapa ou trava vai acumular uma cunha de neve que ajuda os veículos a parar. Enquanto o ABS detectaria o travamento de uma roda e tentaria impedir a ocorrência de qualquer derrapagem ou travamento.

Da mesma forma, no barro, o ABS pode ser mais um impedimento do que um benefício devido às limitações do sistema. O ABS funciona detectando e comparando o travamento em rodas individuais. Significa que um carro ou motocicleta que experimente travamento em todas as rodas simultaneamente não acionaria o ABS. No caso de falha do ABS, os motoristas devem bombear os freios manualmente.

ABS como controle de tração

O ABS também é usado como uma forma de controle de tração em uma gama de carros modernos. O ABS é usado para ajudar a restaurar a aderência às rodas que escorregam, aplicando ligeiramente o freio. Embora isto não deva ser confundido com os sistemas de controle de tração (TCS) reais que são usados para evitar que as rodas girem durante a aceleração.

O TCS funciona deslocando o torque através de diferenciais para rodas que a ECU considera que têm melhor tração em comparação com uma roda que está escorregando.

ABS em ventos fortes

A maioria dos carros modernos são agora construídos para poder lidar com fortes ventos cruzados. Embora as motocicletas e os veículos de alta cilindrada, como os veículos pesados, ainda sejam vulneráveis. Os HGV mais recentes estão combatendo ventos fortes na auto-estrada, usando ABS para aplicar os freios nas rodas e ajudar a manter os caminhões em linha reta e estreita.

Minha luz ‘ABS’ está acesa – o que eu faço?

Se você vir a luz de ABS aparecer em seu painel de instrumentos, então provavelmente há um problema que precisa reparo. Embora uma luz de ABS iluminada não signifique que seu carro não tenha freios. Mas tome cuidado para não ter mais a assistência do ABS ao frear com força. Entre em contato com uma assistência mecânica de confiança perto de você agora mesmo.

Sua primeira porta de escala deve ser para verificar seus níveis de fluido de freio. Certificando-se de que o reservatório está cheio até o nível. Se você não estiver confortável em fazer isso, dirija-se à sua garagem local e um profissional colocará seu ABS de volta em funcionamento.

E se meu carro não tiver ABS?

Os freios antibloqueio exigem que você pressione com força quando estiver freando para evitar um obstáculo. Mas se você não tiver um carro ou motocicleta equipados com ABS, o que você precisa fazer é um pouco diferente:

  1. Abrande o máximo possível – você precisará abrandar seu veículo o máximo possível antes de girar o volante
  2. Pé fora do acelerador – tire o pé do pedal do acelerador e se você estiver em um carro com engrenagem manual, empurre a embreagem para baixo
  3. Aperte os freios – empurre os freios com o máximo de pressão possível, até sentir suas rodas travarem, depois solte os freios
  4. Bombeie seus freios – tire seu pé dos freios, depois aplique novamente os freios, isso reproduz o método de frenagem ABS

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