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Motor falhando por Junta do cabeçote queimada

Falhas no Motor: o que pode ser?

O motor está falhando: identifique 3 possíveis diagnósticos que podem ajudar

Um motor falhando pode ser um problema frustrante e perigoso para qualquer motorista. Identificar as possíveis causas do mau funcionamento pode ser um desafio, especialmente para aqueles que não possuem conhecimentos técnicos na área de mecânica automotiva.

Para efeturar um diagnóstico correto é importante levá-lo imediatamente a uma oficina mecânica de confiança para identificar as possíveis causas do problema e evitar problemas mais graves.

1. Falha do motor devido a junta do cabeçote queimada

Quando se trata de falhas no motor de um veículo, muitas vezes a junta do cabeçote é a primeira suspeita. No entanto, será que todos os problemas estão relacionados a essa peça?

A junta do cabeçote do motor é o derradeiro componente em uma cadeia intricada de funcionamento. Diversos sistemas operam de forma conjunta, sob condições extremas de temperatura e pressão, lidando com gases e fluidos distintos que não devem se misturar.

Sendo assim, quando essa peça não é capaz de garantir uma vedação perfeita entre essas substâncias, surgem problemas e perda de fluídos enquanto o veículo está em uso.

Quando há danos na junta do cabeçote, é comum que o motor sofra superaquecimento. Nesse caso, componentes periféricos como bomba d’água, válvula termostática ou eletroventilador do radiador podem não estar funcionando de forma adequada.

Os sintomas de uma junta do cabeçote danificada incluem fumaça excessiva saindo dos canos de escape, rápida redução do nível de água do radiador, velas de ignição úmidas e falhas no motor.

 

2. Defeito no motor por problemas de compressão na câmara de combustão

Esse problema pode ocorrer entre câmaras de combustão ou entre a câmara de combustão e o sistema de refrigeração do motor.

Tais vazamentos costumam ocasionar danos significativos e podem comprometer a vedação. A velocidade com que isso acontece pode variar de acordo com a frequência de uso do veículo. Em alguns casos, é possível que ocorra de maneira repentina, enquanto em outros, apenas após um longo período de funcionamento.

 

3. Vazamento de fluído no sistema de arrefecimento

O fluido do sistema de refrigeração pode escapar pelas juntas externas, deixando resíduos no exterior do motor e formando poças no chão.

Além disso, há a possibilidade de o fluido vazar para dentro do sistema de lubrificação do motor ou da câmara de combustão.

Danos na junta do cabeçote geralmente estão relacionados ao superaquecimento do motor como um todo, que pode ser causado pela ineficiência de componentes periféricos, como a bomba d’água, válvula termostática ou eletro ventilador do radiador.

Problemas mais simples, como a falta de fluido suficiente no reservatório, também podem resultar em superaquecimento do motor.

 

4. Motor falha por vazamento de óleo

Assim como no caso do fluido de refrigeração, o óleo lubrificante também pode escapar para o meio externo, deixando manchas nas paredes do motor e respingos no chão.

Em alguns casos, o óleo pode infiltrar-se no sistema de refrigeração do motor.

Muitos problemas atribuídos inicialmente à junta do cabeçote podem ter origem em outros pontos do sistema de funcionamento. Por isso, é crucial que um profissional com habilidades técnicas investigue o problema com cautela, já que um diagnóstico equivocado pode danificar a junta do cabeçote durante a montagem.

Falhas no Motor Um diagnóstico preciso de possíveis falhas no motor exige especialização.

Agora que você sabe que a junta do cabeçote nem sempre é responsável por falhas no motor, pode realizar um diagnóstico mais acurado no veículo. Existem diversas outras anomalias que podem estar por trás do mau funcionamento, o que ressalta a importância de manter-se atualizado.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a Centrus Oficina Mecânica!